Como criar um site em WordPress

O WordPress é exatamente tudo aquilo que muitos têm procurado para fazer um site que também tenha suporte para distribuição de conteúdo. Para algumas pessoas pode ser um pouco complicado começar a mexer, mas a verdade é que não existem grandes segredos.

Criar um site no WordPress traz para você várias utilidades interessantes que vão redefinir a sua ideia sobre o que é programar web. Afinal de contas a maioria dos passos serão executados de maneira automática através de temas e plugins.

Praticamente qualquer pessoa pode utilizar a plataforma para começar a entregar conteúdos online de maneira simples e facilitada. Então hoje achei que seria interessante dar uma pequena ajudinha para você conhecer tudo o que precisa para aproveitar ao máximo!

O que é WordPress?

criar um site wordpress

O WordPress é um CMS (Content Management System), em um bom português estamos falando de um Sistema de gerenciamento de conteúdo. Com ele é possível criar novos artigos e páginas de maneira padronizada e integrá-los ao seu site sem a necessidade de alterar códigos HTML, CSS e JavaScript.

Muitas pessoas que usam o WordPress também trabalham com marketing digital, por conta da sua facilidade de uso e desempenho.

Assim você economiza muito tempo, além de permitir que pessoas leigas em programação de qualquer tipo possam atingir os resultados que procuram. Você consegue contratar designs profissionais sem a necessidade de contratar um profissional através dos temas.

E ainda pode contar com uma biblioteca incrível de plugins com funcionalidades das mais diversas. Desde conseguir melhorar o SEO do seu site a até mesmo transformar todo o seu conteúdo em algo ainda mais bonito esteticamente.

Tudo isto de uma maneira totalmente gratuita. Afinal de contas estamos falando de um projeto Open Source, onde programadores e usuários têm acesso ao código e podem melhorá-lo ou alterá-lo à vontade.

Como criar um site em WordPress

1 – Domínio

Bom, primeiramente você vai precisar do que chamamos de domínio. Domínio é o nome do seu website que também é o seu endereço. Sabe quando você digita “www.site.com”? Então, isto que você está digitando é o domínio do site.

Ele possui um nome e uma peça final como “.com” ou “.com.br”. O preço do seu domínio vai variar de acordo com o seu final, mas pode ser que o domínio já esteja ocupado com o objetivo de ser revendido (aí os preços ficam astronômicos).

Normalmente as pessoas recorrem à GoDaddy ou HostGator para conseguir fazer este tipo de aquisição. Mas o fato é que você vai pagar algo em torno de 30 reais por ano.

Se você quer vender através da internet, o wordpress é uma ótima pedida.

2 – Hospedagem

Agora que você já tem o endereço do seu site precisa pagar alguém para guardar os arquivos dele. Este serviço é chamado de hospedagem, com ele você tem acesso a um servidor, que é uma espécie de computador para web, que vai guardar tudo o que você precisa.

Assim você faz com que o seu domínio aponte para o seu servidor. Deste modo quem digitar seu site vai ter de onde tirar os arquivos. Mas deixo aqui uma dica muito importante, você precisa contratar de preferência domínios e hospedagem separados, pois assim ganha uma independência maior.

Os valores da hospedagem são semelhantes ao de um domínio, mas cobrados todo mês. Ou seja, 12 vezes maior.

3 – Instale e configure o WordPress

Agora que seu site já tem um servidor é preciso que você instale o WordPress. Isto pode ser feito baixando os arquivos do site da empresa sendo enviados ao servidor por FTP e utilizando o terminal para instalar. O que não é nada fácil para iniciantes.

Ou então você pode utilizar serviços como o da Hostgator que já fazem isto automaticamente.

Deste modo falta só instalar os temas e os plugins necessários. Assim você já estará pronto para começar.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *